quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Vernizes



Se conhece e se emprega verniz desde os tempos mais remotos. Existem antigos documentos que guardam a utilização de vernizes por povos primitivos, como os Assírios, Egípcios, Gregos e Romanos.
O Renascimento foi muito fértil em conhecimento e resultados no campo de vernizes e tinturas, em particular dois nomes se destacam nas pesquisas sobre o assunto, Leonardo da Vinci e Leon Battista Alberti. A receita mais antiga que se tem noticias é obra do monge beneditino Teófilo e é datada do ano 1100 DC.


Existem basicamente dois tipos de verniz, os do tipo à álcool, e os do tipo à óleo. Existem também vernizes que combinam os dois tipos, eles são os vernizes mistos.
Também existem os vernizes a base de benzina, e de essência, estes são menos utlizados normalmente aqui no Brasil, mas são utlizados na Europa e EUA, no Brasil temos por tradição usar ou verniz a álcool ou verniz a base de óleo, o que não significa que os outros não tem boa qualidade ou não funcionam.
As receitas e as preparações também são muito numerosas, e variam de autor para autor, também o tipo de abrasivo que se usa para a politura, e o modo de aplicação.
Os italianos por exemplo aplicam os vernizes com pincel, dando a cada demão o tempo preciso de secagem, e depois que terminam a aplicação, com lixas tiram os ecessos, e depois fazem a politura com álcool. Já os franceses, as vezes utilizam-se de pincel, mas geralmente para facilitar o trabalho e faze-lo com mais eficiencia, usam bonecas de algodão para aplicar os vernizes, diminuindo o tempo de secagem e carregando menos verniz no instrumento.

Existem caracteristicas que são indispensáveis ao verniz, estas caracteristicas  que definem se é ou não um bom verniz, quero falar sobre algumas delas.
a primeira é a solidez, um verniz precisa ser sólido, não inconstante e exageradamente elástico, é preciso ter estabilidade na solidez, mas nao pode-se confundir solidez com elasticidade e nem com dureza, esta caracteristica faz impotancia ao verniz no toque, na manutenção e coisas do genero.


A segunda é a elasticidade, esta caracteristica é fundamental para o comportamento da madeira no quesito vibração, se o verniz nao for elástico, ele impede que a madeira vibre livremente, mas elasticidade demais também nao é sinônimo de qualidade de verniz.


A terceira é a transparência, esta caracteristica é extremamente importante do ponto de vista estético, já que um verniz transparente mostra toda a venatura da madeira, fazendo ficar visiveis todas as qualidades estéticas do legno, quanto mais transparênte, mais o verniz será bom do ponto de vista estético, pois mostrará livremente as qualidades estéticas da madeira.

A quarta é a brilhanteza, esta também é uma caracteristica estética, mas se for exagerada deixa o trabalho meramente bonito mas sem refinamento, o liutaio deve ter uma medida etíca de sua arte e pensar até que ponto o verniz pode ser brilhante.


Quanto a quantidade de verniz a ser usado nos instrumentos, não existe um número específico de demãos a se aplicar nos instrumentos, mas estima-se que o verniz deve ter em torno de 0.1 mm de espessura, o que se olharmos irracionalmente pensaremos que é uma medida meramente irrelevante, mais se pensarmos de forma racional, chegaremos a conclusão de que é um detalhe primordial para se produzir um bom instrumento.

 Termindo dizendo que vernizes cada dia mais são aperfeiçoados, e que cada autor tem sua receita própria, e se chegarmos  a um resultado plausível, não importa se usarmos verniz a óleo ou a álcool, desde que a receita seja natural, e que saibamos o que fazer, unidos ao bom resultado, temos o verniz perfeito.



Rudson Di Cavalcanti





 

Nenhum comentário: