quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Violino Barroco e violino moderno



O violino apesar de ser um instrumento que estamos acostumados a ver e a ouvir, seja em áudio, ou vídeo, ou em um teatro e sala de concerto, nem sempre teve essas caracteristicas sonoras, e até estéticas. Os violinos sofreram modificações consideráveis, e importantes, estas modificações influenciaram o instrumento na sonoridade, e o executante na forma de tocar, e até mesmo no modo de tocar.
Hoje em dia os violinos são construídos levando-se em conta o tipo de sala que serão tocados, o estilo de musica a serem tocadas, e dependendo da concepção do autor, as medidas mudam, mas tendo em consideração um padrão que foi estabelecido ao longo de muitos anos de pesquisa de vários artesãos, estas medidas são com toda a certeza o fator mais importante a definir a diferença entre um violino moderno e um violino barroco, através destas definições se consegue modificar a projeção e o timbre dos instrumentos.
Vamos falar um pouco sobre as caracteristicas do estilo e dos violinos barrocos e comparar com os modernos.

Seguindo a pratica do período, a maior parte dos violinistas barrocos usam cordas de tripa, geralmente feitas com tripa de cordeiro, que fazem com que o violino tenha um timbre peculiar, inexplicável o um timbre agradabilíssimo, que nos faz viajar no tempo, voltar ao movimento em que se tinha mais apreço pela sonoridade em uma forma mais límpida, não importava muito o violino ser potente pois sempre se tocava em salas pequenas, na corte ou nas igrejas.

Hoje porém , cada dia que se passa são construídas salas maiores, com concertos para grande publico, pense em tocar em uma sala com 50 a 100 pessoas como no movimento barroco, e pense agora em se tocar em uma sala como o Carnegie Hall nos E.U.A, é indispensável modificações que proporcionem potencia aos instrumentos, então no século XIX, foram realizadas pesquisas, feitas experiencias com diversos materiais para cordas e se definiu as cordas de metais como a prata e o aço, como um padrão moderno, que em comparação com as cordas de tripa, retêm um pouco mais os harmônicos, mais conferem maior projeção e durabilidade.

Outro ponto importante no violino barroco, é o tamanho do espelho, e do braço. Essa é em minha opinião a diferença principal entre os dois tipos, são diferenças grandes entre comprimento, espessura, inclinação, altura das cordas, tamanho de cavalete e corda vibrante, e só posso explicar isso fazendo uma tabela de comparação, embora no barroco não haviam medidas padrão nem para o tamanho de corpo. veja estas medidas:

comprimento do braço moderno 130 mm
comprimento do braço barroco 120mm, embora eu já vi braços com 115 mm

comprimento do espelho moderno 270 mm
comprimento do espelho barroco de 230 a 250 mm, embora vi violinos com 210 mm de espelho

inclinação do braço moderno na ponta do espelho 20 mm a 21.5 mm
inclinação do braço barroco na ponta do espelho de 15 a 19 mm, mas vi mais altos e mais baixos também.

Outro ponto curioso e interessante entre os dois estilos, é a Barra harmônica, também chamada de Barra de Baixos, ela funciona como uma coluna para sustentar o tampo, e para transmitir as vibrações através do mesmo, como no movimento barroco se usavam cordas de tripa, e a inclinação do espelho era bem menor, a tensão das cordas também era muito menor, sem falarmos da afinação que era de 415.00 hertz (nota Lá), e que hoje é de 442.00 (lá), por estes fatores a barra harmônica era muito menor que a hoje convencionada, a barra barroca alem de mais baixa tendo 9 mm no seu ponto mais alto, e tendo 230 mm ou menos de comprimento, era mais fina também com cerca de 5 a 4 mm de espessura. hoje as medidas são muito diferentes, a altura na parte mais alta da barra é de 11 a 13 mm, o comprimento é de 270 mm, e a espessura de 6 a 5 mm, isso por que as cordas de aço e prata tem muito mais tenção que as de tripa, e a inclinação diferenciada do barroco, também faz ser gerada mais tensão. Um estudo que li ano passado, diz que na era barroca o peso das cordas na resultante do tampo era de 50 kg, e que hoje é de 80 kg.
Mas Barra harmônica é uma assunto muito vasto para de se falar, por exemplo, o italiano Giussepe Rocca em alguns de seus violinos modernos, utilizou medidas de barra harmônica barroca, com resultados explendidos, a escola de cremona ensina seus alunos a não usarem medidas nem maiores nem menores que 270 mm, a maestrina julliet Barker usa 275 mm, o maestro Henry Strobel diz que a barra deve ter 7/9 do total do tampo, curiosas diferenças que variam de autor a autor, eu sou a favor da teoria de Strobel, mais tenho amigos que são incisivos em usar 270mm.

O estandarte também tem um formato e medidas diferentes, pois as cordas modernas tem mais tensão e o material precisa ser mais resistente, e mais espesso para poder suportar as tensões.

No violino barroco geralmente não se usa queixera, esse acessório foi implantado pelo violinista Louis Spohr (1784-1854)

As modificações de corda vibrante, extenção de braço, e aumento do arco, foram propostas por Niccolo Paganini e Viotti.

Todos os violinos Amati, Stradivari, Guarneri, e outros da era de Ouro, foram modificados, um dos grandes restauradores que modificaram os intrumentos foi Jean Baptiste Villaume.

Os melhores intrumentos barrocos eram os de Stainer e Amati, Stradivari só alcançou sua fama maxima, só se deu depois do seculo XVIII, com o uso deles por Ferdinand David, Wieniavsky, e Viotti

espero ter tirado algumas duvidas.

Rudson di Cavalcanti

2 comentários:

darina disse...

Anche ottima conoscenza dell violino! Parabens!

Daniel Martins Pedreira disse...

Muito bom o post não sabia que o violino suportasse tamanho peso, muito bom mesmo...