quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O cavalete



A definição da palavra cavalete no dicionário de língua portuguesa, é que cavalete é uma peça de madeira que serve para sustentar as cordas de determinados instrumentos de corda. Esta é a definição simples desta peça tão complexa dos instrumentos da família das cordas, como este blog e meu trabalho falam especificamente dos instrumentos de corda friccionadas, vamos deixar de lado os instrumentos como violão, viola caipira etc, para falarmos e usarmos como exemplo o cavalete do violino.
A função de sustentar as cordas que o cavalete exerce, é apenas uma das varias que ele desempenha em um instrumento de arco, e com certeza é de suma importância, pois sem ele não havia como manter as cordas a uma altura que as permitisse vibrar corretamente.
Uma das varias funções que o cavalete também tem, é a de transmissão, esta na minha opinião se iguala à função de sustentação, pois é através do cavalete que é transmitida a vibração das cordas para o tampo do instrumento, que por sua vez é transmitida para o fundo pela alma, mas isso é assunto para outro post, vamos manter o foco no cavalete.
A transmissão de vibração das cordas pelo cavalete, foi um assunto muito pesquisado durante muito tempo, Fértis, Savart, entre outros físicos publicaram vários artigos sobre este assunto, e mais recentemente alguns físicos como Minnaert & Vlam em 1937, provaram que o cavalete tem seus próprios modos de vibração.
A “anatomia” do cavalete também é muito importante para seu perfeito funcionamento, deixar um cavalete muito espesso ou pouco espesso, por exemplo, pode prejudicar e muito na transmissão e no timbre do instrumento, é claro que existem “N” fatores a serem considerados, tais como, altura do cavalete, curva, densidade da madeira, etc...
As espessuras devem ser muito bem pensadas antes de se definir o trabalho de desbaste do cavalete, as aberturas também devem ser bem pensadas, tais como as espessuras dos pés ( que em minha opinião são muito importantes), os contornos, e a curva, que não pode ser exagerada, mas sim bem pensada com relação a uma corda e outra, não deixando o arcos nem os dedos esbarrarem nas outras cordas, e também facilitando ao musico a  execução das cordas duplas.
A distancia das cordas uma com relação a outra também é importantíssima, deve ser exatamente simétrica, e não pode ser exagerada nem pra mais nem pra menos que o padrão de 11 mm para violino, 12,5 mm para viola, e 14 mm para cello.
As aberturas exageradas enfraquecem por demais o corpo do cavalete, fazendo-o durar pouco tempo, existem cavaletes feitos por grandes liutaios a mais de 50 anos que ainda são usados e funcionam perfeitamente. Deve-se evitar exageros nos contornos, e deixar um pouco a criatividade de lado e apostar no tradicional, esta é uma opinião minha.
Vários modelos tem sido desenvolvidos desde o principio da luteria moderna, no inicio os cavaletes eram decorados, feitos totalmente artesanalmente por cada autor, são os chamados cavaletes barrocos, hoje em dia já se usa um modelo padrão, e com o avanço da tecnologia são cortados a laser, facilitando em muito o trabalho do artesão, mas sendo vendido de forma que não podem ser utilizados sem ajustes, e para se fazer estes tais ajustes é preciso de certa perícia, alem das ferramentas  certas.




Ajustar o cavalete é uma arte a parte, existem trabalhos simples que funcionam muito bem, e trabalhos refinados que não funcionam tão bem, tudo vai da experiência, e da idéia que se tem de acordo com o que o instrumento precisa. 

6 comentários:

Unknown disse...

Muito boas as informações sobre cavalete, oportuno falar das medidas de distância entre cada corda, Violino, Viola, Cello. Gostei!!

Anônimo disse...

Rudson qual seria a espessura do cavalete topo meio e pés?

Aloísio Sousa disse...

Olá, qual seria altura ideal para as cordas da viola com relação ao espelho?

Aloísio Sousa disse...

Olá, qual seria altura ideal para as cordas da viola com relação ao espelho?

Anônimo disse...

preciso de um cavalete cm pés de 104mm.. meu montagnana tem 106mm entre os bicos dos efes... cm eu faco?

Unknown disse...

Cientificamente o lado da corda mi,a espessura mais grossa do cavalete (violino) faz os agudos se tornarem mais brilhantes? Desde já agradeço