Toda peça de madeira que entra na construção de um violino pode ser ajustada para o mínimo de peso, mas que ainda tenha a resistência necessária para sua função estrutural; as faixas, contra-faixas e blocos, o braço e a voluta, e é claro o tampo e o fundo.
Vamos agora relacionar essas partes e verificar qual poderia ser seu peso mínimo, não esquecendo que uma fração de grama aqui ou ali ou uma fração de milímetro aqui e ali na espessura podem fazer a diferença entre um violino "morto", pesado e um instrumento de qualidade. começando com as faixas: tenho visto violinos com faixas de mais de 2 mm de espessura (como estas faixas foram dobradas que nunca saberei). As faixas não devem exceder 1 mm em espessura; alem de ser a espessura correta, é muito mais fácil para se curvar. As contra-faixas não devem exceder 2.4 mm de espessura quando prontas para colagem e devem ser de preferência de Salgueiro que é menos denso que o abeto e mais flexível. As contra-faixas devem depois ser aparadas de modo que sua espessura vá a zero junto as faixas e então cuidadosamente acabadas, tendo sempre em mente o principio de manter sempre tudo num mínimo consistente com a função a que se destina: neste caso, a rigidez das faixas e uma área de colagem adequada para tampo e fundo. Esta área não precisa ser muito grande, visto que os blocos garantem em grande parte a coesão do instrumento.
Os blocos dos cantos também podem ser de salgueiro, embora abeto seja mais utilizado; seu peso deve ser reduzido ao máximo retirando o excesso de madeira de modo a formar uma curva que acompanha a curva das faixas em forma contínua, ou seja, a face interna dos blocos dos cantos deve ser ligeiramente côncava. Os blocos superior e inferior devem ser de aproximadamente 5 cm por 16 mm no ponto mais largo do perfil (meia-lua). A estrutura de faixas, contra-faixas e blocos, acabada, não deve pesar mais de 50 gramas.
O tampo vem a seguir e os pesos dados aqui valem para um violino de curvatura média e comprimento típico (355 mm), sendo a espessura final um pouco abaixo de 3 mm em toda sua extensão, com bordas de 4 mm. O peso sem os ff e sem barra harmônica deveria ser de 65 gramas; com os ff cortados
e a barra ajustada, ele pesaria aproximadamente 68 gramas. Agora uma rápida consideração sobre o peso de 65 gramas do tampo sem os ff e sem barra harmônica: existe uma grande variedade de abetos, alguns bastante densos e com pouca polpa, outros mais leves e com veios muito finos. É óbvio que quanto mais densa a madeira menor deve ser sua espessura, e vice-versa; portanto mantendo o peso de 65 gramas fica muito mais fácil se chegar a espessura correta em relação a densidade da madeira. voltando aos nossos pesos, um fundo com espessuras normais deveria pesar em torno de 110 gramas.
Agora permitindo a tolerância de 10% para mais e para menos em cada uma dessas partes, nós podemos montar as faixas, tampo e fundo e coloca-los na balança. O peso deveria ser de 218 gramas, com tolerância de 10 gramas para mais e para menos.
o braço e a voluta acabados devem pesar em torno de 65 gramas. a espessura ao longo do braço deve ser mantida em 12 mm ou pouco menos. As paredes do cravelhal devem medir de 5 a 5,5 mm de espessura. O espelho tal como é fornecido é muito grosso e pesado, além de ligeiramente mais comprido que o necessário, devendo portanto ser afinado e a concavidade interior ampliada. o peso do espelho corretamente ajustado deveria ser de 65 gramas, o espelho mais acessórios, incluindo queixeira, cravelhas, botão, estandarte, rabicho, cavalete e pestanas devem pesar cerca de 200 gramas, o que juntamente com violino perfazem o total de aproximadamente 475 gramas, que seria o peso total de um violino pronto para tocar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário