sábado, 28 de novembro de 2009

Gasparo Da saló


Da Saló é com certeza um dos maiores génios da luteria moderna, um artesão de valor imensurável, seus instrumentos embora com aparência um pouco rústica, tem uma sonoridade ímpar, especialmente as violas.


Da Saló é uma das grandes expressões da luteria Bresciana, nasce por volta de 1540, e morre em 1609, o que poucos sabem é que alem de liutaio, Da Saló também era contrabaixista, construi inúmeros instrumentos, porém poucos se mantém intactos até hoje.


Em 2007, eu tive o prazer de estar com um integrante do quarteto de Tóquio, que tem uma dessas violas, muito simpático ele me conta qual seu apreço por tal instrumento, me mostra alguns detalhes que lhe chamam atenção na construção, e me fala sobre o timbre que Da Saló conseguia extrair das madeiras. Me chamou atenção a cor escura do instrumento, o verniz rústico porém muito belo, a voluta com marcas das ferramentas, mas percebi o refinamento do trabalho, o que fez realmente Da Saló se tornar um exemplo a ser seguido.


Logo depois dele, outro artesão trilhou os mesmos passos, vemos em Paolo Maggini, as mesmas intenções mas com o carater de estética bem mais aprimorado, com certeza o tratamento de madeiras, as formas estéticas, as linhas de pensamento de Da Saló influenciaram toda a luteria Bresciana, e até hoje suas violas são referencia mundial, eu pude ter contato com esta que descrevi, e só posso aplaudir de pé o trabalho deste grande Maestro da luteria.




Bravíssimo Da Saló


Nenhum comentário: