domingo, 13 de julho de 2014

Rabeca Nordestina "Mandacarú" 2014

A rabeca, embora muito se confunda, não tem muita coisa em comum com o violino, a não ser por ser um instrumento de cordas tocadas com um arco, ou seja, friccionado.
A rabeca tem uma grande tradição no interior do Brasil, em São Paulo ela é muito usada em festas religiosas, tais como Folia do Divino, a Folia de Reis e a Dança de São Gonçalo.
No nordeste é usado muito em bandas de forró, e um fato interessante é que a rebeca foi o primeiro instrumento melódico encorporado nesse tipo de formação, antes mesmo da sanfona.
Embora muitos chamam a rebeca brasileira de rabeca "nordestina" eu creio que seu nome venha do instrumento rabab,que é um instrumento antecessor, creio que o termo mais preciso para designar este instrumento nacional, deve ser, Rabeca Brasileira.
As rabecas brasileiras podem ser feitas de diversos tipos de madeiras, eu por exemplo usei para faixas, tampo e braço, a caxeta, e para fundo cedro.
Não existe um desenho definitivo em seus formatos, eu usei um modelo próprio, e pouco rustico.
A sonoridade da rabeca é interessantíssima, porem não há muita semelhança com o som e timbre do violino.
Rudson Di Cavalcanti







Eu digo sempre que das três virtudes teologais chamadas, eu sou fraco na fé e fraco na qualidade, só me resta a esperança. Eu sou o homem da esperança.
Ariano Suassuna.